1-Qual teria sido o 1º ator na Grécia Antiga?
O Teatro começou com as festa em homenagens ao Dionisío Deus do vinho, com o passar do tempo essas procissões ("Ditirambos"), foi ficando mais elaboradas e surgiram os "diretores de coro" (organizadores da procissão), O primeiro diretor de coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.
Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego.
2-Qual é a importância do coro no teatro grego?
Na comédia o coro assumia uma importância maior que na tragédia e verificava-se uma maior interactividade com o público, já que os actores dialogavam com este.
3-Do teatro grego quais são os autores e textos que conhecemos?
Autores que se destacaram nesta época são Choerilus, Pratinas e Phrynichus, cada qual introduzindo mudanças no estilo da representação. Destes, Phrynichus é o mais conhecido.Principais textos; Prometeu acorrentado, Édipo Rei e As troianas
4-Como eram apresentados as tragédias e comédias na Grécia antiga?
Eram apresentadas em forma de teatro,com atores representado os personagens com mascaras e fantasias a principio em praça pública e depois em anfiteatros,isso surgiu em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio.
5-Havia festivais? Com que finalidade?
A maioria era religiosa. Em Esparta haviam festividades militares.Os festivais em geral só os homens participavam, mas também tinham fundo religioso. Na Grécia Antiga, contudo, o maior período de festividades eram os jogos sagrados, um período no qual não podiam haver guerras e conflitos eram deixados de lado para respeitar o prazo sagrado das festividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário